A pronúncia em francês pode ser o monstro debaixo da cama de várias pessoas que decidem começar a estudar a língua francesa. O motivo? Falar em francês é muito diferente de escrever ou ler em francês.
É claro que existem outras línguas, como o inglês, que também tem essa peculiaridade, contudo, a pronúncia em francês pode ser o verdadeiro desafio do aluno!
O fato é: entender e ser entendido é muito importante principalmente quando se mergulha em um novo idioma como o francês. Treinar a sua pronúncia é uma tarefa essencial para se comunicar de forma eficaz.
Como melhorar a pronúncia?
Se deseja melhorar a sua pronúncia em francês, pratique com técnicas de áudio, pois, como disse antes, o francês escrito e o francês falado são como dois idiomas diferentes. Sempre busque práticas e conteúdo adaptados ao seu nível.
Além disso, vale lembrar que os sotaques variam de acordo com a origem regional e o contexto do falante – recentemente, fiz uma live com a professora do Programa de Francês Ativo, Chloée Doreau, e conversamos um pouco sobre essas diferenças entre sotaques.
Então, por exemplo, se você quiser se comunicar com um canadense a melhor forma é treinar usando gravações de canadenses falando. Por isso, preparei 5 etapas para melhorar sua pronúncia em francês.
1) Selecione algumas sentenças
Para realmente trabalhar a pronúncia, uma forma eficiente de começar é selecionando algumas frases curtas que você possa repetir facilmente. Com o tempo vai prestar atenção nos detalhes da sonoridade e fazer correções.
Também vale a pena dividir frases longas em trechos separados e ir treinando a expressão em partes. Depois de repetir várias vezes, você pode juntar os trechos e verá que a sua fala vai fluir muito melhor.
2) Não leia a transcrição primeiro
Os exercícios de compreensão e de pronúncia são bem diferentes. Quando for escutar um áudio em francês, não leia a transcrição antes, mesmo que não consiga entender tudo o que é falado.
Ao desafiar sua escuta você aprende muito mais sobre a sonoridade das palavras no idioma. Ler a transcrição te dá a falsa impressão de que aprendeu, mas as escrita é muito diferente da expressão oral.
3) Não tenha medo de sotaque, mesmo que pareça ridículo
No começo, forçar o seu sotaque é uma boa forma de se habituar ao modo francês de falar. No final você vai entender bem melhor a fonética do idioma e sentirá menos vergonha quando for falar em público.
4) O celular pode ser um bom aliado
Antigamente, os professores brigavam com os alunos que usavam o celular para estudar. Hoje em dia essa realidade está bem diferente e usar os recursos digitais para aprender é algo muito incentivado.
Uma maneira de verificar sua pronúncia com suporte digital é usando o software de reconhecimento de voz do seu celular ou outro aplicativo semelhante.
Você pode mudar o idioma para o francês e gravar sua fala. O software não reconhecerá o que você está dizendo caso a pronúncia esteja incorreta, ou seja, é uma boa forma de se avaliar.
5) Escute tudo o que puder em francês
Além de praticar falando, é interessante treinar seu ouvido para conhecer as diferentes formas de falar francês. Dessa forma você vai conhecendo os diferentes sotaques e pronúncias regionais. Uma boa dica é ouvir o podcast Avec Elisa!
E qual é a sua dica infalível para pronunciar e praticar o francês? Escreva aqui nos comentários! Se gostou do texto, compartilhe com os amigos!