Dicas imperdíveis para você aprender francês com séries e filmes!

Estudar francês com séries e filmes é possível? Ou até mesmo indicado?

 

Afinal, trata-se de um entretenimento, algo criado para o lazer. Ao pensar nisso, outra pergunta surge: estudar um novo idioma pode ser divertido? 

 

Novos tempos

 

Os tempos mudaram e, por causa disso, as séries nunca estiveram tão presentes em nosso dia a dia. A palavra do ano certamente será uma: streaming.

 

É provável que a maior parte das pessoas do seu círculo social acompanha pelo menos duas séries ao mesmo tempo! Ou então assista a mais de um filme por vez!

 

O fato é que além do hype, muitos gostam de assistir séries e filmes para estudar francês. Mas será que é possível ou é um mito?

Possibilidade ou invenção?

 

A verdade é apenas uma: sim, é possível estudar francês a partir de séries e filmes.

 

Isso quer dizer que basta você colocar a série para assistir e vai magicamente aprender o idioma francês? Com certeza não.

 

O ponto principal, e imprescindível de ser esquecido, é que é necessário aprender e praticar.

 

E tenha em mente que praticar é completamente diferente de aprender.

 

Aprender pode acontecer a todo momento e de diversas formas: novos vocabulários em livros e expressões em filmes, novas informações on-line sobre a pronúncia, escrita, cultura e etc.

 

Contudo,  é praticando aquilo que já aprendeu ou está aprendendo que você irá conseguir de fato estudar.

 

E é exatamente agora que você compreende a diferença entre ativar e aprender francês.

Você sabe dizer a diferença entre ativar e aprender francês?

 

Pode parecer sutil a diferença, mas é ela quem vai, literalmente, mudar a sua maneira de falar e compreender francês.

 

Geralmente as pessoas que apenas aprendem francês acreditam que basta um professor contar ou explicar algo sobre a língua francesa e logo tudo ficará extremamente compreensível. A pessoa sairá falando e entendendo o francês sem a menor dificuldade. E esse é um grande erro. Você sabe o porquê?

 

Ativar o francês

 

Porque isso não é o suficiente para estudar, assimilar um novo idioma. É preciso mais. E é exatamente neste ponto que entra a ativação do francês. A pessoa que ativa o francês sabe que precisa fazer alguma coisa com a informação que foi dada.

 

“Mas como eu posso fazer isso, Elisa?”

 

Primeiramente, para ativar o francês é necessário que tenha um bom método por trás do seu aprendizado.

 

Eu já fiz um texto sobre os principais pontos para aprender francês comentando sobre ser necessário ter uma boa metodologia, e volto a dizer a mesma coisa: vá atrás de um método eficiente.

 

Pois se você começar a estudar sem seguir um método, a probabilidade de largar o estudose irritarnão compreender o que está estudando e se frustrar é extremamente alta. E dessa forma você não estará ativando o francês.

Então, sim, se você ativar o seu francês, com certeza conseguirá estudar frances a partir de séries e filmes.

 

Um ponto interessante a se levar em conta é que diversos especialistas em linguística afirmam que assistir às séries (ou filmes) é um recurso útil e divertido para treinar o francês.

 

Afinal, ao assistir uma série em francês você aperfeiçoa sua compreensão oral e possibilita a aquisição de um novo vocabulário.

 

Mas por onde começar?

Por onde começar?

 

Apesar de ser fácil, é necessário disciplina. O processo de estudo pode (e com certeza deve) ser prazeroso, contudo, você precisa vê-lo como uma atividade para enriquecer o seu aprendizado.

 

Portanto, a ideia de ter uma rotina de estudos pode te ajudar muito nessa hora!

 

Como eu disse antes, não acredite que apenas assistindo a série você estará estudando. E não pense em começar a assistir e logo se distrair com mensagens e outras coisas

 

Dedique-se e concentre-se! Você precisa focar (e alcançar!) o seu objetivo!

 

Dessa forma, confira as dicas que separei para você estudar francês assistindo à séries de forma eficaz.

 

Escolha a série ideal para o seu nível de conhecimento

 

É importante que você escolha uma série que esteja no seu nível de conhecimento. Afinal, do que adianta colocar uma série com vocabulários difíceis se você ainda não dominou o básico do idioma?

 

A mesma ideia serve para quem já está em um nível mais avançado: você não precisa escolher séries com vocabulários tão simples. Se o fizer, o seu estudo provavelmente não avançará.

 

Mas como escolher a série ideal para assistir?

Escolhendo a sua série

 

Primeiro, você precisa fazer uma pequena lista de séries que deseja ver em francês e escolher a que melhor se enquadra no que você gosta.

 

Pois não adianta se obrigar a assistir algo que não gosta apenas para aprender, não irá funcionar.

 

Depois, veja se a série é ideal para o seu nível. Mesmo que você goste da área jurídica, não adianta tentar ver uma série francesa de advogados se você não aprendeu o básico do básico. 

 

Ou, por exemplo, uma série francesa de época. Talvez o vocabulário não seja tão fácil e isso pode acabar te desanimando.

 

Pequenas indicações

 

Séries e filmes com temas específicos são mais indicados para quem já possuí um bom nível de francês.

 

Para quem é iniciante, o ideal é começar pelo básico: desenhos animados ou séries que se passem no dia a dia, mas com uma fala mais devagar.

 

Para filmes para iniciantes no francês, deixo a recomendação do cineasta Éric Rohmer: todos os seus filmes tem grandes diálogos.

 

Além disso, os personagens tem uma fala mais devagar, possibilitando uma maior compreensão.

Áudio em francês com legendas em francês


Esse, provavelmente, são passos que você já deve — ou deveria — saber, mas ainda assim irei te explicar:

1) primeiro, assista a um episódio da série escolhida com áudio em francês e legendas em português;

 

2) depois, assista ao mesmo episódio com áudio em francês e legendas em francês;

 

3) por fim, repita o episódio, agora com áudio em francês e sem legendas.

 

Se você fizer dessa forma, já saberá o que foi abordado no episódio assistido, tornando assim mais fácil o entendimento.

 

Ao assistir nada de traduções!

 

Um dos maiores erros das pessoas que querem aprender uma nova língua é tentar traduzir tudo a todo custo.

 

Enquanto estiver assistindo à série ou ao filme, tenha um caderninho de anotações por perto ou utilize o bloco de notas do celular. 

 

Dessa forma, caso escute alguma palavra que não entendeu, anote para depois, e tente assimilar pelo contexto. Acredite, o contexto irá te ajudar bastante nessa fase!

 

Após a série ou filme acabar, pesquise em um dicionário monolíngue, como o Larousse. Se ainda não conseguir entender, tente ver a tradução pelo Linguee ou Reverso Context.

Você deve estar pensando que não conhece nenhuma série francesa ou filme francês para assistir, certo?

Não se preocupe com isso, eu já pensei em tudo! Você, definitivamente, irá estudar francês com séries e filmes!

 

Séries em francês

A primeira série, obviamente, só poderia ser a nossa nova queridinha: Lupin.

 

Lançada em 08 de janeiro de 2021, a série tem ganhado bastante atenção por causa da sua história, da super produção e do ator Omar Sy.

 

Se quiser saber mais sobre a série, pode ler um artigo incrível que preparei para você!

A segunda indicação só poderia ser outra série muito queridinha entre todos os amantes das séries francesas – e românticas: Plan Coeur.

 

E assim como Lupin, se quiser saber mais sobre a série, pode ler um artigo incrível que preparei para você!

A terceira indicação tinha que ser mais sombria, certo? Para agradar a todos os gostos! Pensando nisso, não poderia faltar : Le Chalet.

 

E como eu só indico séries e filmes bons, eu também já indiquei Le Chalet aqui no blog e se quiser saber mais sobre essa mini-série, pode ler um artigo incrível que preparei para você!

Quer saber mais? Acompanhe a minha thread inteira no Twitter! Garanto que você não vai se arrepender!

Quer ir além no aprendizado?

Me siga no Instagram YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

2 respostas

  1. monta um curso de filemes e series da netflix e musicas francesas para nós treinamos a pronuncia das pavalvras e a dinâmica da fala.
    Além de no final fazermos uma discussão, aula de conversação sobre o filme e serie que assistimos.

    seria muito interessante você escolher filmes desenho series e musicas, separar por livel de dificuldade. e montar um vídeo com legenda francês, legenda português e outro filme identico com legenda portugues e legenda com a pronúncia ou legenda francesa com legenda de pronúncia.
    e no final de varios videos teriamos um encontro com vc para discutirmos os videos todos em aulas de conversão Francesa

    1. Bonjour, Yuri! Ça va?
      Você já faz parte da nossa família de ativadores? No nosso Programa de Francês Ativo 100% online temos um clube de cinema para discutirmos sobre séries e filmes em francês, além de um clube do livro para discutir materiais de leitura, e diversas recomendações de materiais que podem ser discutidos e abordados em sala de aula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados