Os aromas nos remetem a lembranças e sentimentos. Um simples cheiro nos leva para outra cidade, outro tempo e nos faz viajar em vários tipos de emoções. A França possui as mais conceituadas referências de perfumaria do mundo e quando alguém se refere a perfumes imediatamente cita os franceses.
Foi nesse país no século XIV através do cultivo de flores que começou o grande desenvolvimento da perfumaria. Até hoje a França é considerada a capital da perfumaria sendo o centro europeu de pesquisa e comércio. Talvez você não conheça esta história…
A história da perfumaria começa nas antigas civilizações do Oriente Médio, especialmente o Egito, por volta de 2.000 a.C. Os primeiros usuários foram os faraós e os membros importantes da corte achavam que o toque de frescor aliviava o clima quente do Egito.
Perfume do latim fumum é uma mistura de óleos, álcool e água com a intenção de proporcionar uma agradável e duradoura fragrância de aromas no corpo humano. A fragrância é uma mistura de matérias-primas que podem ser extraídas de fontes naturais ou sintéticas. Na França tudo começou com a produção de couro. Os curtumes movimentavam as cidade medievais como a de Grasse.
Desde o século XVI o local era conhecido como centro de curtimento de couro. Galimard, um dos curtidores inventou luvas de couro perfumadas e presenteou Catherine de Médici, rainha francesa, que se apaixonou pelo presente e lançou moda do produto. Os pedidos e encomendas redobraram o que levou a produção de couro dar espaço a de perfume. Assim Grasse passou a ser o centro industrial de perfumes do mundo. A cidade produzia jasmins, lírios, bergamota e rosa centifólia, inspirações aos perfumes de marcas famosas como Chanel, Dior, Givenchy entre outras.
Grasse fica na região de Provence, Alpes e Côte D’Azur e virou lugar turístico cercada de campos de flores, alfazemas e mimosas. As casas de perfumes fundadas no século XVIII e XIX ainda funcionam, mas a fabricação da maioria dos perfumes são de flores importadas. A cidade tem o Museus de Molinard onde se aprende as antigas técnicas de produção; Fragonard onde existe uma visita guiada em laboratórios, mas o Musée International de la Parfumerie permite os visitantes fabricar o próprio perfume e descobrir todo o contexto da perfumaria francesa.
Aliás, uma vez quando eu era pequena ganhei da madrinha da minha mãe um jogo de fazer perfumes, adorei a brincadeira e é uma forma de que até as crianças estejam envolvidas!
E quais são os nomes de perfumes franceses que você conhece? Anote abaixo nos comentários e escute no áudio a pronúncia de alguns!
J’adore – Dior
Eau du Soir – Sisley
L’interdit – Givenchi
Allure – Chanel
Pure Poison – Dior
La petite robe noire – Guerlain
La nuit de l’homme – Yves Saint Laurent
L’amour – Fiorucci
Trésor – Lancôme
Bisous!
Elisa