É muito comum alguém me perguntar “Mas Elisa, é verdade que os franceses são mal-humorados?”, seja no meu instagram, no meu canal do youtube ou na minha página do facebook. Você tem alguma ideia do por que os franceses tem essa imagem?
A verdade é que este assunto já virou até pesquisa e estudo, todos querem saber se realmente o povo francês não tem muita paciência com as pessoas. Outra dúvida é se a tristeza, a melancolia e o pessimismo muitas vezes retratados na literatura e filosofia francesas são apenas contextos ficcionais ou fazem parte de dados estatísticos e enraizados. Afinal, qual é a verdade para entender o comportamento dos franceses?
O humor diferente dos franceses
Na França, especificamente em Paris, cerca de 47 milhões de turistas visitam todos os anos o lugar e segundo dados da prefeitura local, os franceses são considerados pouco hospitaleiros, secos e sérios. Um exemplo muito citado pelos turistas, é que estranham quando acabam de tomar um café e o garçom pede para irem embora, pois têm outras pessoas esperando para se sentarem.
A falta de humor é inerente de quem mora em uma cidade ou país com muitos habitantes, onde os horários estão sempre competindo com o excesso de compromissos, trânsito, filas, transporte cheio entre outras situações. Quando duas culturas diferentes se encontram e se chocam, um dos lados age naturalmente de acordo com os costumes de seu país e não percebe que está sendo deselegante com o outro.
Em 2012, a empresa RATP, que administra o metrô da cidade, chegou a lançar uma campanha para tentar melhorar a imagem dos habitantes da capital. O Reston Civils (Sejamos Civilizados), promoveu o bom senso dos usuários para o uso de regras mínimas da boa educação: dizer bom dia, ceder o lugar para pessoas mais velhas e até mesmo estar limpo.
Além disso, um ponto interessante é saber que muitos franceses de outras regiões têm implicância com Paris. Na cidade de Marseille, ser chamado de parisiense é considerado um insulto. A rivalidade entre as duas cidades é sempre vista no futebol: os torcedores do Paris Saint-Germain e do Olympique de Marseille já protagonizaram várias confusões nas saídas dos estádios e nunca se entendem.
E como não provocar o mau humor de um francês?
– No geral, diga sempre e em qualquer lugar um bonjour quando encontrar ou abordar uma pessoa. Ao sair diga merci, au revoir e se esbarrar em alguém peça pardon.
– Na padaria, antes de entrar na fila já saiba o que vai pedir e não deixe para decidir quando for atendido. Com certeza o atendente vai pedir para você voltar para o final da fila ou voltar outro dia quando se decidir.
– No restaurante, se tiver reserva chegue na hora, pois caso contrário já era a sua refeição. Os franceses não toleram atrasos. E não se esqueça que para chamar o garçom não precisa gritar, mas simplesmente levante a mão e acene discretamente.
Apesar dessas dicas, não é seguro que utilizando-as você não vá passar nervoso na França. E quando isso acontece, que expressão você usaria para demonstrar o seu desconforto? J’en ai ras le bol ! Mas, antes de sair usando-a por aí, você como usar essa expressão? Não? Então veja o vídeo e aprenda a se salvar usando essa frase quando já estiver com o pote da paciência cheio e quase transbordando.
E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! Gostou do conteúdo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário aqui embaixo! Outra dica muito interessante é ler sobre o Arco do Triunfo na França!
Bisous!
Elisa