A Linguagem do Coração é um daqueles filmes que além de te fazer chorar, te faz refletir. Extremamente conhecido desde o seu ano de lançamento, em 2016, o filme é a indicação do mês de outubro.
Indicações de filmes: mês de outubro
As indicações de filmes do mês de outubro serão continuações do mês passado: todos filmes franceses que abordam a surdez (surdité) e a cegueira (cécité). A escolha desses filmes ocorreu porque são filmes que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre o universo de pessoas que são cegas (aveugles) e surdas (sourds), além de explorar a língua de sinais francesa.
A história se passa no final do século XIX, na França. A protagonista é a jovem Marie Heurtin (Araina Rivoire) que nasceu cega e surda. O pai da garota, percebendo que ela não conseguia se comunicar com as demais pessoas, resolve mandá-la para um convento.
Este convento, em especial, é conhecido por cuidar de crianças surdas. Contudo, nada é tão simples assim. Vendo que não teria condições para tratá-la, a madre superiora (Brigitte Catillon) recusa o pedido do pai.
Entretanto, Marie Margueritte (Isabelle Carré) pensa ao contrário. A freira insiste em cuidar da jovem surda e cega: ela iria ensinar a menina a se comunicar. Apesar de seu problema de saúde, a madre superiora decide deixar a menina sob os cuidados de Marie.
O problema é que fazer com que Marie aprenda questões básicas de higiene e convívio não é uma tarefa fácil. Porém, essa é uma das maiores reflexões do filme: como a jovem Marie Heurtin pode ser a dona de sua própria vida.
O filme nos mostra como uma pessoa com deficiência pode e deve ser protagonista de sua própria vida. Afinal, todos possuem limitações, portanto, não é algo que deve ser focado. É preciso e possível sempre ir além. Além disso, a história também nos mostra a importância de pessoas que também estejam empenhadas neste objetivo, para que a inclusão, de fato, ocorra.
Lançado no Telecine, atualmente é possível assistir ao filme através da plataforma Globo Play. Agora, me diga: você já assistiu a esse filme? Se sim, me conte nos comentários o que achou! E caso ainda não tenha visto, aproveite o fim de semana para botar sua listinha de filmes em dia!
Se você gosta de filmes com essa temática, é imprescindível assistir o filme “A Família Bélier”.
Desafio de Hoje!
O primeiro desafio está no texto da minissérie francesa Le Chalet – que se você ainda não viu, precisa ver agora mesmo! Já o segundo desafio está no texto da Fámilia Bélier. Assim, para o dia de hoje, uma das queridas professoras – Laura – do meu curso “Programa de Francês Ativo” gravou uma frase para você tentar adivinhar:
Passo 1
Escute a frase 3 vezes. Se for preciso, escute mais vezes para compreender os sons das palavras que são ditas.
Passo 2
Tente escrever o que foi dito.
Passo 3
Escute a frase ao mesmo tempo que lê a frase como ela realmente é escrita (caso você não tenha acertado a forma de escrever. Se acertou, pode passar para o próximo passo). A frase é: celui qui ne brille pas le jour, brille la nuit.
Passo 4
Tente falar, em voz alta, a frase. Repita ela algumas vezes para fixar os sons.
Passo 5
Tente criar frases com os fonemas [i], [y] e [u]. Depois tente ler essas frases em voz alta.
Após terminar todos esses passos, me conte aqui nos comentários o que achou da indicação de hoje e desse pequeno desafio. Caso seja do agrado de todos, voltarei com mais textos assim. Lembrando que este desafio tem ligação com o texto “Os sons do francês“, então recomendo fortemente que o leia!
Quer ir além no aprendizado?
Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!
À la prochaine,
Elisa.