Algumas expressões francesas são extremamente usadas – no Brasil e no mundo -, porém, nem todos sabem que estas expressões são de fato francesas! Pode parecer curioso, mas é exatamente o que acontece.
Pensando nisso, separei 3 expressões francesas que você com certeza usa – ou já escutou alguém usar – e não fazia ideia de que eram francesas!
Déjà vu
A primeira expressão francesa que se usa muito em todo canto do mundo é a expressão déjà vu. Em francês significa algo como “já visto” e é pouco usual – mas se você quiser usar com o sentido que nós usamos, os franceses vão entender.
Contudo, para o resto do mundo a expressão é tida como uma sensação de que você já esteve em determinado lugar ou já vivenciou determinada situação. A expressão ficou bastante conhecida ao ser usada no filme Matrix para representar um erro no sistema da Matrix.
Lembre-se também de ter cuidado ao pronunciar o U francês: o som não é igual ao U do português. Se você quiser entender esse som, que tal saber um pouco mais sobre os Sons do Francês?
Zefini
A segunda expressão é Zefini. Dessa vez, essa expressão surgiu no Brasil através da expressão francesa C’est fini. Em francês, c’est fini significa “acabou, está terminado”.
Chuchu
A terceira expressão é chuchu! É exatamente isso que você leu, chuchu. Apesar de ser um vegetal que muitos consideram sem gosto, chuchu é um termo que usamos para nos referir à alguém que gostamos muito! Uma pessoa querida, amada, favorita.
Essa expressão se originou da palavra chouchou em francês, uma palavra usada para se referir à alguém preferido entre vários outras pessoas ou grupo.
3 expressões francesas
Nesse vídeo, além de aprender a falar as duas primeiras expressões francesas, você vai aprender uma terceira expressão francesa que com certeza usava e não sabia! Então, me diga: alguma dessas 3 expressões francesas já estava no seu vocabulário?
Se você gostou desse texto, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário! Uma boa dica além de conhecer essas expressões, é saber a diferença entre Jour e Journée. Você sabe?
Quer ir além no conhecimento?
Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!
À la prochaine,
Elisa.