Museus na França: você conhece os mais inusitados?

A França é altamente conhecida por seus museus repletos de obras de arte do próprio país e do mundo inteiro. Esse reconhecimento se deve ao fato de que a França é uma das principais capitais culturais do mundo e o verdadeiro paraíso para os amantes da arte, história e arquitetura. Com incontáveis e interessantes museus (Le Louvre, Le Musée d’Orsay, Le Musée du Quai Branly entre outros) e muitos outros abertos gratuitamente todo primeiro domingo, o país possui outros centros culturais inusitados, originais e de assuntos específicos que várias pessoas desconhecem. Paris é chamada de ville-musée devido a tantas opções para visitar e conhecer.

 

É claro que todos conhecem os mais famosos e já citados aqui. Mas o fato é: a França é repleto de museus. Você conhece os mais inusitados? Alguns endereços fogem do padrão com coleções imprevisíveis e curiosas e acredito que você irá amar conhecê-los.

 

Musée Dupuytren – Museu de Anatomia

 

Localizado no interior de uma faculdade de medicina em Paris, este museu de anatomia patológica contém mais de 6000 objetos coletados entre 1752 e 1926, desde livros, esqueletos, estátuas de cera, fetos, crânios e órgãos mergulhados no formol de homens ou animais com deformidades físicas. Centre des Cordeliers, 15 rue de l’Ecole de médecine 75006 Paris.

 

Musée de la Magie – Museu da Mágica

 

Propõe ao público uma coleção única, apresentando aos curiosos o mundo dos ilusionistas, a partir do século XVIII até os dias atuais. A visita é guiada por um mágico e conta com algumas demonstrações no fim do percurso. É basicamente um tour-espetáculo que passa pelos segredos dos grandes números, às ilusões de ótica, cartazes, gravuras e objetos mágicos. Fica na 11 rue Saint-Paul, 75004.

 

Musée de l’Érotisme

 

Com uma grande coleção que ocupa vários andares no bairro boêmio de Pigalle, este museu aborda temas como a arte erótica nas diferentes civilizações e o lugar da sexualidade em nossa sociedade. Trata-se sobretudo de um verdadeiro local para matar curiosidades. 72 Boulevard de Clichy, 75018.

Musée du Vin – Museu do Vinho

Pertinho da Tour Eiffel, esse museu dedicado ao vinho fica localizado na Rue des Eaux. Com sede em uma galeria subterrânea do século XIV, o museu abriga uma coleção permanente com mais de 2000 objetos e presta homenagem a todos que participaram da criação dos vinhos mais famosos do mundo. Na coleção, o caráter artesanal na produção e as tradições são muito evocados, ilustrando dessa forma os milhares de anos de experiência e savoir-faire. Para apreciar sem moderação. 5 Square Charles Dickens / Rue des Eaux, 75016.

 

Musée du Fumeur – Museu do Fumante

 

Este fascinante museu escondido no 11ème arrondissement de Paris presta homenagem à fumaça. Na verdade, menos dedicado ao fumante e mais aos ritos individuais e coletivos e às práticas ancestrais, o museu exibe uma coleção variada de itens, indo de objetos usados para tal fim segundo diferentes épocas e regiões, à variedade de plantas e obras de artes surpreendentes sobre o tema. Trata-se de um observatório dos comportamentos ligados à prática do “fumar”, reconhecida em todos continentes do globo desde os tempos mais primórdios. 7 Rue Pache, 75011.

 

Musée de la Contrefaçon – Museu da Falsificação

Ainda pouco conhecido mesmo existindo há mais de 60 anos. Exibe centenas de objetos falsificados, desde marcas de luxo a produtos de uso diário, este museu também é uma oportunidade de descobrir uma bela mansão particular do 16º arrondisement, réplica de uma casa do século 17. 16 rue de la faisanderie 75116 Paris.

 

Que interessante, não é? E qual o tipo de Museu você gostaria de visitar ou já conheceu na França? Escreva em francês aqui nos comentários!

 

Bisous!

 

Elisa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Acessados