Existe quem não gosta da cultura francesa, apesar de terem vontade de falar francês. Por incrível que pareça, é mais comum do que se imagina. Isto provavelmente acontece porque muitas pessoas estão acostumadas com um determinado padrão que mais faz sucesso entre os brasileiros: o estadunidense.
É inegável o poder que a mídia — seja ela qual for — estadunidense faz bastante sucesso entre os brasileiros desde muito tempo atrás. Nós consumimos filmes, livros, séries, produtos, comidas e até mesmo tentamos fazer com que o “american dream” ocorra em nossas vidas. O que não percebemos é que, ao fazer isto, deixamos a nossa e outras culturas de lado. E, infelizmente, pode acontecer com a cultura francesa.
O que, ironicamente, não ocorre com outros países quando se trata da França e da cultura francesa. Grandes escritores, autores, cantores, inventores, pintores, ilustradores, diretores, cineastas, chefes de cozinha, artistas vieram da França.
E se pararmos para pensar em todos que possuem a língua francesa como primeira língua ou são francófonos, o número triplica. Talvez não pareça para nós que vivemos acostumados com o padrão estadunidense, mas a língua francesa é extremamente importante no mundo. E, para provar como isso é verdade, escolhi dois motivos incríveis que te farão repensar qualquer estereótipo estranho de que a língua e literatura francesa são chatas, sem graça ou pouco importantes.
Motivo número 1#:
A dominação da língua ao redor do mundo
Estando presente nos cinco continentes — o que já é muita coisa! — o francês, diferente do que muitos possam pensar, tem força em vários departamentos. Como língua de comunicação internacional, como acesso à informação ao redor do mundo e para a sua vida pessoal, a língua francesa também pode trazer incríveis oportunidades para os estudos e o futuro profissional.
Falado por mais de 54 países, mais de 80 governos partilham este fantástico idioma. Para ter uma pequena ideia, a língua francesa é classificado como o terceiro idioma para os negócios, ficando atrás apenas do inglês e do mandarim.
Como se tudo isso fosse pouco — o que sabemos que não é! —, o francês também é a língua oficial internacional da ONU, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da União Europeia, da Organização Mundial do Comércio e dos Jogos Olímpicos. Caso você não tenha percebido, nas Olimpíadas realizadas no Rio em 2016, todas as informações eram dadas em inglês, português e em francês.
Motivo número 2#:
As portas que são abertas através da língua francesa
Caso você não saiba, a França além de produzir muitos filmes, séries, desenhos e livros, também participa da produção de muitos deles.
Como assim? Se você reparar, muitos filmes são patrocinados pela França ou até mesmo saem como tendo a França como país de origem, mesmo sendo falado em outra língua. Isto acontece porque o sistema francês abre portas que nós jamais imaginamos.
Um bom exemplo disso é o filme Mon Tissu Préféré que foi lançado em 2018 como um filme francês, mesmo retratando a vida de uma jovem mulher árabe e os personagens falarem em turco. Isso também aconteceu com um filme brasileiro, o filme Central do Brasil que recebeu ajuda da França para ser realizado, tornando-se assim um filme franco-brasileiro.
Outro exemplo interessante de como a língua francesa abre portas é o fato de que existem muitos mangás (HQs de origem japonesa) traduzidos e comercializados em francês. E você sabe o por quê disto?
A França é o segundo país que mais consome mangá no mundo inteiro, perdendo apenas para o Japão. Assim como é um dos países que mais consome histórias em quadrinhos no mundo. O que para várias pessoas no Brasil pode ser considerado algo infantil, na França é algo que precisa ser levado muito a sério.
Conheça mais sobre a cultura francesa, francófona e tudo o que as rodeiam!
Com todos esses fatos, quero que você perceba o tanto de culturas que você pode descobrir e conhecer através da cultura francesa, além do vasto conteúdo que terá para aprender a língua!
Quando você pensar novamente que a cultura francesa é chata, não limite-se apenas à cultura que vemos na França, pois a verdade é que ela está entrelaçada com muitas outras que você jamais imaginaria.
Se você gostou deste texto, por que não aproveita e dá uma olhada em outros? Todo dia tem texto novo, o que te manterá atualizado sobre tudo o que envolve a língua e cultura francesa (e francófona!).
A propósito, você sabia que Quebec é uma cidade francófona extremamente interessante? O que não faltam são motivos para ir para lá!
Aliás, se gostou do texto deixe aqui embaixo o seu comentário: o que você mais gosta sobre a cultura francesa e as culturas francófonas?
Quer ir além no aprendizado?
Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!