Se você estuda francês, com certeza já pesquisou o que pode fazer para mergulhar no francês e ser tornar bilíngue. Digo isso pois a maior parte dos estudantes de alguma língua estrangeira tem o desejo de ser bilíngue, seja por um desejo próprio ou seja para tentar conseguir maiores oportunidades.
Como muitos sabem, a linguagem é um combustível para o nosso mental, pois estrutura os pensamentos e nos ajuda a desenvolver uma comunicação mais complexa. As palavras, as expressões e as características únicas de um idioma, definem a maneira como vemos e entendemos o mundo. Se você fala apenas uma língua, com certeza muitas vezes já sentiu a necessidade de algo mais, aquela cerejinha no bolo.
Na era da informação, temos que acompanhar a rapidez que as coisas acontecem. Ser bilíngue em francês gera oportunidades te colocando à frente em variadas situações. Para vocês entenderem melhor, deixarei alguns exemplos aqui no texto.
Oportunidades que você ganha ao falar francês e se tornar bilíngue
– Além de melhorar a pronúncia e a comunicação, conhecer e aprender o francês vai te ajudar na concentração e no desenvolvimento cognitivo.
– Conhecer novas pessoas e uma outra cultura: você vai viver a experiência de entender e entrar em contato com outras formas de pensamento, e se apropriar de um idioma que é o segundo mais falado no mundo.
– Potencializar a sua inteligência: o estudo constante do francês vai te deixar com o cérebro sempre ativo e melhorando a percepção. Ele é um dos órgãos mais flexíveis do corpo humano e responde sempre quando o alimentamos. Em pouco tempo você vai começar a absorver e fixar novos conhecimentos.
– Aumento de oportunidades: o mercado de trabalho abre mais espaço para quem tem um segundo idioma. Várias empresas francesas estão a todo momento com novas vagas à disposição. Interagir, se conectar e desenvolver alguma atividade em francês, com certeza vai te levar a uma caminhada enriquecedora.
Quero me tornar bilíngue: como aprender o francês?
Tornar-se bilíngue é uma tarefa densa, mas não impossível. Mas para isso acontecer, é necessário que você se comprometa consigo mesmo para ativar o seu francês da maneira certa. Se você não se esforçar, nunca vai conseguir obter sucesso no que deseja. Não se esqueça, nadar se aprende nadando e falar francês se aprende falando!
Os 2 passos corretos para ativar o francês
O primeiro passo é ter o hábito da leitura – comece a ler um pouco por dia, revistas, bds e jornais especializados em francês com temas que te atraem (literatura, esportes, artes entre outros) ou textos sobre atualidades. Não importa qual seja o meio de leitura, apenas leia! Mesmo que seja um paragrafo, um mini texto ou um artigo extenso, leia! A leitura é o primeiro passo fundamental para ativar o seu francês. Se você conseguir ler notícias atuais, será ainda melhor!
O segundo passo é escutar mais rádios em francês – baixe aplicativos ou rádios de qualquer país francófono como Paris, Canadá, Bélgica, Suíça e os da África, pois têm uma programação que vai aguçar a sua escuta. Fale sozinho em francês, converse com você mesmo e leia em voz alta. Escrever um diário em francês, contar tudo o que fez durante o dia ou o que deseja fazer, também vai te ajudar a compreender melhor o idioma.
O que mais posso fazer?
Existem ainda mais meios para aprender o francês de maneira eficaz ! Um desses meios é assistir ao vídeo em que explico um pouco mais de como mergulhar nessa água fresca e saborosa de ser bilíngue em francês. E quais são os seus objetivos para aprender esse idioma? Escreva aqui nos comentários!
E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!
Bisous!
Elisa