Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre nasceram e morreram em Paris. Beauvoir foi escritora, intelectual, filósofa, ativista política, feminista e teórica social francesa. Teve uma influência significativa no existencialismo e teoria feminista. Estudou matemática no Instituto Católico de Paris e filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre, com este último, manteve um relacionamento aberto por toda a vida.
Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais precisavam desempenhar um papel ativo na sociedade. Era uma artista militante, e apoiou causas políticas com a sua vida e sua obra.
Alguns lugares na cidade luz ficaram conhecidos devido à presença constante desse casal famoso, principalmente nos arredores de Montparnasse e Saint Germain de Près. Os dois inclusive dão nome a uma pequena praça em frente a Église de Saint Germain de Près. Se você vai visitar a capital francesa e quer conhecer alguns dos lugares preferidos De Beauvoir e Sartre, confira algumas dicas:
La rotonde
A história de Simone com o bairro onde passou a maior parte de sua vida começou no nascimento. Beauvoir nasceu e viveu seus primeiros anos no apartamento localizado no número 103 do Boulevard du Montparnasse. O apartamento fica exatamente em cima do Café de La Rotonde, que funciona até hoje e costuma ser visitado pelos fãs da feminista.
Café de Flore
Beauvoir e Sartre foram grandes frequentadores de diversos cafés, sendo o mais emblemático o Café de Flore, localizado em Saint Germain de Près. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, eles passavam dias inteiros trabalhando no estabelecimento.
Tabou
Quando a noite caía, os bares assumiam os lugares dos cafés na rotina de Sartre e Beauvoir. Durante um ano, o Tabou foi o local escolhido, pois este clube de jazz era um dos únicos estabelecimentos que fechavam após a meia noite.
Hôtel d’Aubusson
Apesar de terem se relacionado por 50 anos, Sartre e Beauvoir apenas moraram juntos por um curto período de tempo. Ao longo da vida, os dois viveram por muitos anos em hotéis, onde chegavam a alugar quartos lado a lado. Um dos escolhidos foi o Hôtel d’Aubusson que continua em funcionamento.
E quais as obras de Sartre e Beauvoir você conhece, leu e admira? Escreva as suas dicas literárias em francês aqui nos comentários!
Bisous!
Elisa