O que te torna adulto? Quando éramos crianças, essa pergunta gerava uma expectativa gigantesca. Chegar logo aos 18 anos e dizer que já era adulto, em nosso imaginário se classificar dessa forma era o mesmo de sermos superiores, inteligentes e bem-resolvidos com o mundo. Eis que a tão sonhada idade chega e começamos a entender que as coisas não eram como a gente imaginava: filhos, companheiros, casa para cuidar, vida profissional nem sempre padrão 5 estrelas, faturas nos esperando na caixinha de correspondências, controle emocional para dar conta e a cada dia novas responsabilidades nos esperando de braços abertos. Ufa, uma loucura!
“Eu quero, mas não posso, pois eu tenho que fazer ou devo fazer outra coisa…”. Que dilema! Crescer e aparecer é um processo gradual, mas é importante saber compreender e usar corretamente três verbos importantes que cercam a nossa era adulta: querer, poder e dever. E em francês, como se julga esses verbos?
A vida é o agora, ou seja, temos que conjugá-la no presente. O verbo Vouloir (querer) é o que nos move e o que queremos: Je veux / Tu veux / Elle veut / Il veut / Nous voulons / Vouz voulez / Ils veulent / Elles veulent.
O Pouvoir (poder) é o que a gente quer, mas nem sempre podemos ter ou fazer determinada coisa: Je peux / Tu peux / Il peut / Elle peut / Nous pouvons / Vous pouvez / Ils peuvent / Elles peuvent.
Já honrar os nosso compromissos fica a critério do Devoir (dever): Je dois / Tu dois / Il doit / Elle doit / Nous devons / Vous devez / Ils doivent / Elles doivent.
Agora que você aprendeu por aqui e no vídeo abaixo, como se julga esses três verbos da vida adulta, me responda em francês nos comentários: “Qu’est-ce que vous voulez de la vie?”.
Bisous!
Elisa