Na França, são quase 200 museus espalhados por vários cantos culturais do país. Todos são imperdíveis para se visitar e economizar tempo é fundamental para conseguir aproveitar todas as atrações que esses lugares oferecem. A maioria dos museus do país fecham as suas portas às 18 h, mas devido a grande concentração de turistas, começaram a estender os seus horários até o final da noite ou início da madrugada. Essa prática deu tão certo que a visitação noturna é um dos melhores horários para se divertir e sem ficar estressado com aquelas filas gigantescas.
Anote na sua agenda quais são esses museus que ficam abertos durante a noite. Ah! E não se esqueça de escrever nos comentários, quais desses museus você conhece ou ainda pretende conhecer!
MUSEU DE LUXEMBURGO
Foi o primeiro museu francês a ser aberto ao público, em 1750, e em 1818 se tornou o primeiro de arte contemporânea. Abre às segundas e sextas-feiras das 10h às 22h.
LE MUSÉE DU LOUVRE
Uma das principais mostras do mundo de arte abrangendo oito mil anos da cultura e civilização, tanto do Oriente quanto do Ocidente. Tem uma grande circulação de turistas e sempre com filas enormes. Nas quartas e sextas-feiras, fica aberto das 9h às 21h45. Todas as sextas o museu é gratuito a partir das 18h para menores de 26 anos, independente da nacionalidade, com apresentação de documento.
CENTRE GEORGES POMPIDOU
Este complexo de arte é símbolo do poder da criação moderna, e fica aberto até às 21h todos os dias. Nas quintas-feiras, o horário é até às 23h, para exposições temporárias.
LE PALAIS DE TOKYO
Também dedicado à arte moderna e contemporânea, o nome do lugar faz alusão à Avenue de Tokio, como era chamada a avenida próxima ao museu entre os anos 1918 e 1945, além da Place de Tokyo, localizada bem em frente. O horário de visitação é até meia noite menos às terças.
LE MUSÉE RODIN
As coleções do escultor estão bem guardadas neste museu que fica no 7º arrondissement. Além de observar todo o trabalho minucioso do artista, o visitante pode relaxar no jardim tranquilamente até às 20h45 nas quartas-feiras.
MUSÉE DU QUAI BRANDLY
Já que vai estar no 7º arrondissement depois de visitar o Musée Rodin, não deixe de conhecer o Quai Brandly, especializado nas artes das civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas. Fica aberto até às 21h.
LA FONDATION CARTIER
Fica no Boulevard Raspail com visitação noturna às terças-feiras até às 22h, mas nos outros dias, exceto na segunda, o horário vai até às 20h. A arte contemporânea é o foco das obras alocadas.
LE GRAND PALAIS
Com exposições de grande sucesso popular, as visitas podem ser feitas até às 22h. Vale a pena conhecer este que é um dos espaços mais famosos com sua grande nave de vidro.
MUSEU DE ORSAY
O local é composto principalmente de pinturas e esculturas da arte ocidental dos anos 1848 a 1914. Para conhecer as obras de Vanh Gogh, Monet, Degas, Renoir e Millet, é preciso ir nas quintas-feiras das 9h30 às 21h45.
PINACOTECA DE PARIS
A visitação noturna pode ser feita às quartas e sextas-feiras até às 20h30.
Agora que já sabe quais são alguns dos museus que abrem para visitação noturna, não esqueça do desafio lá do começo do texto.
Bisous!
Elisa