A França é um país animado e com muitos eventos ao longo do ano. Os apaixonados pelas artes podem experimentar desde a gastronomia, teatro, música, dança, cinema, exposições entre outros. Opções não faltam e o país bate recorde de visitantes nos festivais que movimentam o turismo e economia. É o verdadeiro reduto dos artistas.
Em junho, Paris recebe o Festival Fête du Cinéma, que atrai cinéfilos do mundo durante os três dias de evento. Os participantes pagam pelo ingresso de apenas um filme e podem assistir vários outros. O Festival de Deauville é dedicado ao cinema americano e acontece no mês de setembro. Já o Festival de Cannes, que até 2002 era chamado Festival International du Film, é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. Acontece todos os anos no mês de maio na cidade de Cannes.
Quem gosta da boa música não pode perder o Jazz Festival em Paris que leva grandes artistas para a cidade. As apresentações acontecem em vários locais, mas a principal é no Parc Floral, dentro de Bois de Vincennes. A Fête de la Musique também deixa os bairros residenciais e turísticos de Paris cercadas de músicos profissionais e amadores. Estes dois eventos acontecem no tão esperado verão francês. E o Chorégies d’Orange é um festival de música clássica e de ópera realizado em julho, na cidade de Orange, no Teatro Antigo.
Outro Festival muito apreciado é o do Vinho de Bordeaux que acontece a cada dois anos no verão. Os participantes compram um caderno com adesivos e podem trocá-lo por uma taça de vinho, o que permite aos vários castelos do local mostrarem as suas bebidas. O Fêtes de Vendanges também é um festival gastronômico com vinhos onde as vinícolas mais famosas do país expõem os seus produtos.
Os amantes do design podem conferir todos os anos a Biennale du Design em Saint-Étienne, referência em reunir exposições sobre o tema e com a participação de muitos ateliers. De setembro a dezembro a cidade luz abriga também o Festival d’Automme que espalha arte contemporânea em peças teatrais, danças, concertos e produções cinematográficas.
E a fotografia não fica de fora. O Mois de la Photo durante todo o mês de novembro, nos anos pares, celebra a arte de fotografar com a participação de museus, galerias de arte, espaços culturais, exposições, seminários e oficinas para profissionais e amadores.
Mas eu preciso confessar, os meus preferidos são os festivais do sul da França: O Festival d’Avignon, no mês de julho que lota a cidade de Avignon de teatro, o Festival de Fotografia de Arles e o Festival de Danse de Montpellier em junho!
E como será que pronuncia o nome de alguns artistas em francês? Para não passar vergonha em uma conversa confira as dicas que dou no vídeo:
Elisa