Quantas vezes você assistiu um jogo de futebol do time da França e ficou impressionado com o amor e garra que os jogadores têm pelo time?
Esse esporte é um dos mais populares do país e com torneios profissionais masculinos e femininos organizados pela FFF (Fédération Française de Football) que representa a França nas competições da UEFA e FIFA.
E o que provavelmente você não sabia é que hoje o futebol ou o football, como se diz em francês, te fará falar francês!
Les Bleus
Les bleus, apelido dado para a seleção francesa, se tornaram uma potência no futebol mundial a partir da década de 1980, quando comandados por Michel Platini, um dos melhores jogadores da época.
Também participaram de 13 edições da Copa do Mundo, chegando em 3 finais e vencendo uma em 1998 contra o Brasil e em 2018 contra a Croácia.
Venceram a Copa das Confederações em 2001 contra o Japão e 2003 contra a seleção de Camarões.
Em 1984 venceram a Eurocopa contra a Espanha e 2000 contra a Itália.
Não é à toa que eles vibram ao cantar:
“On est les champions, On est les champions, on est, on est, On est les champions!”
No Campeonato Francês de Futebol, as ligas abrangem cinco divisões nacionais e outras Regionais e Distritais na França.
Profissionalmente, têm apenas as duas primeiras divisões, Ligue 1 e Ligue 2, e parte do Championnat National, equivalente a terceira divisão.
As quartas e quintas divisões são competições amadoras.
Nacionalmente, os times que se destacam historicamente são Olynpique de Marseille, Lyon, Saint-Étienne, Monaco, Nantes, PSG, Girondins de Bordeaux, Stade de Reims, Lille e Nice, estes possuem títulos nacionais múltiplos, tanto da Ligue 1, quanto da Copa de França.
O Stade de France, localizado no município de Saint-Denis foi inaugurado em 1998 ao norte da capital Paris e vale a visita devido ao seu valor histórico.
Foi em seu gramado que Zinedine Zidane venceu o Brasil com dois gols de cabeça consagrando a França campeã mundial em 98.
Agora você conheceu um pouco de umas das paixões dos franceses, não deixe de ouvir como se falam estas coisas em francês baixando o áudio!
Au revoir,
Elisa